quinta-feira, janeiro 18, 2007

Fotografia mais antiga dos eléctricos de Sintra

Fotografia original Nº 1807 pertencente ao Arquivo “The Historical Society of Pennsylvania”. Filadélfica. EUA. Cópia da colecção de Valdemar Alves

Aqui está a fotografia mais antiga dos eléctricos de Sintra.
Foi tirada em 1903 nas instalações da empresa J. G. Brill em Filadélfia nos Estados Unidos.
Foi aqui que foram construídos todos os eléctricos que todos podem ainda observar 104 anos depois.
Esta empresa era a melhor empresa mundial do ramo, construindo unidades com os sistemas mais avançados da época e de grande resistência. Bons motores e boa madeira.
Os eléctricos eram construídos e montados na Brill, sendo fotografados antes de novamente serem desmontados e enviados para o destino. Foi de barco e em peças que chegaram ao porto de Lisboa, sendo transportados para Sintra e montados na Ribeira de Sintra.
A encomenda dos eléctricos de Sintra foi feita em Março de 1903 e em Novembro já estavam a efectuar as primeiras experiências em Sintra.
Nesta foto de um dos 3 carros fechados iniciais já se pode observar a frase “Cintra ao Oceano” e por cima é visível o emblema da Companhia concessionária “Companhia do Caminho de Ferro de Cintra à Praia das Maçãs, SARL”. Talvez devido ao comprimento do nome, foi logo adoptado o nome comercial e bastante feliz “Cintra ao Oceano”. Em 1904 a companhia mudou mesmo de nome para ”Companhia Cintra ao Oceano, SARL”.

Sem comentários: