segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Autocarro DAF da Sintra-Atlântico

















Especialmente dedicada ao regular visitante deste blog, P. Domingos, aqui está uma magnifica foto de 1963 de uma DAF estacionada na estrada para as Azenhas do Mar.
Este é o autocarro nº 17 da Sintra-Atlântico e fez parte de um conjunto de 4 autocarros desta marca holandesa que a Companhia adquiriu em 1951.
De referir que, quando a Sintra-Atlântico foi comprada em Julho de 1951 por um grupo de industriais alentejanos e passou a ter como administrador-delegado Ricardo Rebelo Capela, uma das primeiras medidas foi a compra de um conjunto de novos autocarros que tinha como fim a substituição integral dos carros eléctricos.
Esta pretensão não foi totalmente concretizada, por um lado em virtude da forte oposição das gentes de Sintra até à Praia das Maçãs e por outro lado, o enorme investimento que era necessário fazer com a compra de novos autocarros, pois segundo estudos da época, só para substituir os eléctricos no Verão, eram necessários 14 autocarros.
Assim, avançou uma proposta intermédia de os eléctricos passarem a funcionar somente nos meses de Verão, solução posta em prática a partir de 1953.

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado, Canico
Por grande acaso esta mesma foto foi tirada a menos de 50 mts da minha residencia actual.

Pena minha não ter a colecção de fotos que tens!
Fico sempre bué da feliz ao ver estas fotos todas.

Felicidades no Blog e manda mais fotos e legendas.

Abraço

P Domingos
+Ocidental

(Como sou conhecido nos meios dos "citroen 2cv")

Anónimo disse...

Vê-se perfeitamente os carris da linha dos eléctricos para as Azenhas do Mar.

P Domingos