sábado, julho 29, 2006

Sugestão para umas belas Férias

TAVIRA

INFORMAÇÃO GERAL

Ainda não descaracterizada pela indústria turística que estraga tantos locais do Algarve, Tavira é uma bonita cidade localizada em ambas as margens do rio Gilão, as quais estão ligadas por uma ponte de origem romana.

Até ao século XVI, a cidade foi considerada um centro importante devido à sua proximidade da costa de Marrocos, tendo servido como base contra piratas e sustentado as posições ocupadas por Portugal no Norte de África.

Tornou-se logo vital sob o domínio dos mouros, como pode ser visto pelo castelo que construiram, no cimo de um monte, no velho bairro árabe, de onde se avistam belas panorâmicas sobre a cidade, nomeadamente das casas com os "telhados de quatro águas" que ladeiam a Rua da Liberdade. O seu formato, em forma de pirâmide, foi provavelmente concebido para escoar facilmente dos telhados as águas das súbitas chuvas torrenciais do Algarve.

Tavira está cheia de igrejas históricas (21, no total) e belas mansões que datam, principalmente, dos séculos XVI ao XVIII. De todos os templos, a igreja de Santa Maria do Castelo é particularmente interessante, com a sua torre com relógio e portal gótico. Ao largo da cidade, a ilha de Tavira oferece 11 quilómetros de algumas das melhores praias da região; faz também parte da reserva natural da Ria Formosa e tornou-se popular entre os observadores de aves marinhas. Vai-se até lá de barco e constitui um local ideal para os adeptos da natação.
Isabel Joyce
CANICO

2 comentários:

José Cavalheiro disse...

Optima sugestão a que fazes aqui pelo teu blog.
É para onde vou dia 14 de Agosto, só te digo que vão ser umas 3 semanas lá por baixo.
E isso já se passa á uns bons 10 anos.
Fica bem.

Anónimo disse...

Sortudo, não vou poder este ano, mas adoro acampar na ilha.