quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Banzão e os carros eléctricos Parte 2

Neste postal de 1926 pode-se observar do lado esquerdo, à frente dos eucaliptos, o edifício da estação do Banzão e já o edifício das Caves Visconde de Salreu que domina da paisagem.
No interior deste edifício está uma das curiosidades da linha dos eléctricos de Sintra. Um pequeno ramal construído propositadamente para servir estas caves de forma a tornar mais fácil o transporte das pipas do vinho para a estação de Sintra, donde seguiam para todo o mundo.
Numa carta datada de 24 de Fevereiro de 1920, dirigida ao director da Sociedade Estoril, à época proprietária dos eléctricos de Sintra e, assinada pelo próprio Visconde de Salreu, é solicitado “o favor de mandar assentar com a possível brevidade, o troço de carris no prolongamento do desvio atraz da estação do Banzão, no eléctrico da Praia das Maçãs, do qual eu careço para serviço particular das minhas Caves em construcção no mesmo local”. Solicitava ainda que fizesse o “favor de me informar da respectiva despeza para eu satisfazer”.


Estação dos eléctricos, Caves Visconde de Salreu e Estrada para o Mucifal.
Alguém sabe alguma coisa dos outros edifícios?

1 comentário:

Anónimo disse...

E já havia o famoso "Pinheiro do Banzão"!
Quanto aos edificios, vemos do lado esq da foto o edficio que deu lugar à pensão do "Chanca" depois à drtª o edificio do talho e minimercado, mais perto os edificios do Inocêncio e mais perto ainda o edificio da pensão Central e antigo posto médico da segurança social.
Vê-se ainda do lado esq da foto e antes da "pensão" um telhado do que são (?) as duas vivendas geminadas junto ao Banco Millennium.

P Domingos