quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Praia das Maçãs - Verão de 1963

















Magnífica fotografia de 1963 do terminal dos carros eléctricos na Praia das Maçãs.
Fotografia tirada ao início da tarde de um domingo do Verão de 1963. Muitos eléctricos (3 carros motores e 3 atrelados) e o autocarro da Sintra-Atlântico para as Azenhas que fazia a ligação com os carros eléctricos.
Os anos 60 foram um dos períodos áureos dos eléctricos de Sintra.
Por exemplo, neste ano de 1963, funcionando de 15 de Julho a 30 de Setembro, o serviço era intensíssimo, principalmente aos domingos.
Da Estação de Sintra para a Praia das Maçãs efectuavam-se 42 circulações, com partida da primeira às 7.10 e a última às 21.32 e da Praia para Sintra efectuavam-se também 42 circulações, sendo a primeira às 7.45 e a última às 22.06 que chegava a Sintra já bem noite (às 22.53).
Mesmo com todas estas circulações os eléctricos tinham dificuldade em transportar todos os passageiros.

2 comentários:

Anónimo disse...

A foto é uma delicia para a vista passados estes anos todos mas eu vou é exprimir a minha saudade da camioneta de passageiros, a velha e saudosa DAF ( com motor dentro da cabine de passageiros onde, nos invernos ninguem passava frio mas no verão todos os motoristas qyuereriam não a conhecer.

P Domingos

José Cavalheiro disse...

Pois era mesmo isso que eu estava a pensar, as velhas camionetas da "Sintra-Atlântica", parece-me ver uma do lado esquerdo do electrico com o n.º 6.
Que saudades.
Fiquem bem