Follow by Email

sábado, abril 28, 2007

28 de Abril de 2007 - 50 anos de tracção eléctrica na Linha de Sintra

Há precisamente 50 anos, no dia 28 de Abril de 1957, foi inaugurada a tracção eléctrica na linha de Sintra, 70 anos depois da sua inauguração, ocorrida a 2 de Abril de 1887.
Tal como tinha acontecido 70 anos antes, Sintra e toda a zona que ladeia a linha férrea irá conhecer um desenvolvimento extraordinário, nem sempre o mais sustentado.
Quando o relógio da estação marcava 13.07 dava entrada na estação de Sintra o primeiro comboio eléctrico, que transportava uma imensa comitiva, onde se incluía o Presidente da República, General Craveiro Lopes.
Em Sintra, todos os convidados eram aguardados pelas forças vivas da Vila, chefiadas pelo Presidente da Câmara, Dr. Moreira Baptista, tendo sido organizado um desfile entre a Estação e a Vila Velha, onde foi servido um almoço no Palácio Nacional.
Os novíssimos comboios impressionavam pela sua beleza.
Às 0 horas e 40 minutos dos dia 29 de Abril (2º feira), partiu repleto de passageiros o primeiro comboio eléctrico para Lisboa, de onde, por sua vez, partiu para Sintra, às 0 horas e 10 minutos, também completamento lotado, o comboio que iniciava o novo serviço ao público na Linha de Sintra.
À 1,35 chegou à estação de Sintra, a máquina 081 rebocando o comboio de passageiros 4.911. Foi a última locomotiva a vapor que veio a Sintra em viagem dó horário que então terminava.
Era uma página da história dos caminhos de ferro em Portugal que era virada.
De uma resistência a toda à prova, as chamadas UTE’s (Unidades Triplas Eléctricas), por serem constituídas por 3 carruagens, circularam nesta linha mais de 30 anos (até meados dos anos 90).
Quem não andou nestes comboios? Quem não sofreu no seu interior autênticos apertões, fruto dos diários excessos de lotação?
Ficam aqui estes históricos registos fotográficos.
(Texto de Valdemar Alves)











Sem comentários: