domingo, abril 29, 2007

Sintra e os Caminhos de Ferro

Hoje apresentamos mais alguns documentos históricos relativos à história dos caminhos de ferro em Sintra.
Um facto relevante que no post de ontem não foi referido, ainda relativo à tracção eléctrica na Linha de Sintra, aconteceu no dia 21 de Janeiro de 1957.
Nesse dia, o comboio de passageiros para Sintra, constituído por uma composição das magníficas carruagens suíças, era rebocado pelos seus próprios meios, pela locomotiva eléctrica de fabrico francês nº 2502.
Foi a primeira vez que um comboio em serviço público chegou a Sintra movido por electricidade e não pelo vapor.
Estas magníficas carruagens entraram ao serviço em finais dos anos 40 e constituíram um avanço no conforto para os passageiros. De cor vermelha, forma com a electrificação da linha de Sintra, deslocadas para outras linhas. Pude andar nelas na Linha do Douro.

(Dados históricos fornecidos por Valdemar Alves)

21 de Janeiro de 1957. O primeiro comboio de passageiros movido a tracção eléctrica na Estação de Sintra.



Bilhetes dos anos 50 e 60 obtidos nas bilheteiras da Estação de Sintra
Documento histórico e raríssimo
Bilhete para entrar na Estação de Sintra. 22 de Agosto de 1910
Antigamente para se entrar nas Estações dos Caminhos de Ferro era necessário obter bilhete.

1 comentário:

José Cavalheiro disse...

Pois era!
Espantoso, tinhamos de aquirir um bilhete para irmos esperar alguém á gare!
Lembro-me perfeitamente disso.
Também me lembro de se adquiri o bilhete no comboio, o que diga-se de passagem, que para os espertalhões era muito bom.
Viagei algumas vezes á borla por tal situação, nomeadamente entre o Algueirão-Mem-Martins e Sintra ou outra estação próxima.
Só era preciso ver onde andava o cobrador.
Boa.
Fica bem