quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Autocarro Maudslay ,o mais bonito autocarro da Sintra-Atlântico

Com cumprimentos de Valdemar Alves ao regular visitante deste blog, P. Domingos, que relativamente ao post passado dia 5 deste mês, refere que o autocarro dessa fotografia teve uma carroçaria anterior o que corresponde completamente à verdade.
O autocarro é modelo inglês de 1951, foi recepcionado na Alfândega de Lisboa no Jardim do Tabaco a 12 de Setembro de 1952 e teve o primeiro registo em Portugal a 2 de Outubro de 1952 em nome de Eduardo Veríssimo da Costa.
A 13 de Julho de 1953 passou para o nome da Sintra-Atlântico, tendo sido atribuído o nº 21.
A sua matrícula era o AF-18-86, tinha uma lotação de 41 passageiros, tendo sido pintando em vermelho e amarelo.
Juntamente com outro Maudslay (o nº 20), eram os autocarros mais luxuosos da Companhia, sendo usados em excursões e na carreira entre as Azenhas do Mar e Lisboa.
Nestas fotos tiradas no Verão de 1963 pode-se ver este autocarro de frente e traseira, estacionado na Ribeira de Sintra.
Reparem na beleza da parte frontal.
Uma autêntica obra de arte toda a carroçaria e, então os cromados, são um espanto!
As fotos são de Andrew Johnson e são as únicas até agora conhecidas deste autocarro, com a carroçaria original.
Já foi descoberta outra que Valdemar Alves está a tentar, através de amigos, trazer para Portugal.
Em Dezembro de 1963 esta carroçaria foi destruída na Ribeira de Sintra e a 18 desse mês, somente o chassis foi pelos próprios meios até às instalações da UTIC em Cabo Ruivo, onde recebeu uma nova carroçaria que já pode ser vista na foto do referido post do dia 5.
Felizmente que houve estrangeiros que fotografaram tudo (eléctricos, autocarros, comboios, troleicarros), património que este País não pode ou não quis preservar.
A todos eles um grande agradecimento.

3 comentários:

Anónimo disse...

Agradecendo os cumprimentos e também as belas imagens das nossas camionetas e electricos, quanto a estas imagens das camionetas aproveito para pôr em evidencia a parecença da nova carroçaria deste veiculo com as camionetas AEC que foram apresentadas em meados da decada de 50 (e também montadas pela UTIC) pelo sr. Gaiolas que juntamente com o sr Bravo eram dois dos mais queridos motoristas da epoca, tanto que nós na altura conheciamos as camionetas pelo nome do motorista que habitualmente as conduziam.

Cumprimentos
P Domingos

Anónimo disse...

Mais uma vez;
Havia também nesta epoca uma camioneta da Marca ATKINSON, salvo erro a do Sr Gaiolas que também levou uma carroçaria nova e que também era uma das joias da coroa da SINTRA ATLÂNTICO.

P Domingos

Anónimo disse...

Inflizmente não possuo nenhuma foto do Atkinson, nem sei como era.
Posso dizer que Na grelha da parte da frente tinha "A" letra em plano.
Teve o primeiro registo a 23 de Abril de 1954 em nome de Mira Comercial, Ldª, levando a matricula GE-20-04. A 20 de JUnho de 1955 foi registada em nome da Sintra-Atlântico recebendo o número de frota 20. No início de 1966 recebeu uma nova carroçaria construída em Vila Nova de Gaia pela Martins & Caetano. Com a nacionalização passou para a Rodoviária Nacionla (nº 5822). Foi abatida ao serviço em 1978. Terminou os seus dias num sucateiro em Belas.
Valdemar Alves