quarta-feira, março 14, 2007

Sintra-Atlântico - 1951

Hoje voltamos aos autocarros, para falarmos de uma pintura lindíssima que a administração de Ricardo Rebelo Capela colocou nos autocarros.
Na verdade, como já foi dito no post de 26 de Fevereiro esta administração pretendeu acabar com os carros eléctricos, adquirindo um grande lote de autocarros nos anos de 1951 e 1952.
Se, felizmente, quanto ao fim dos carros eléctricos, não levou por diante a sua pretensão, nos autocarros foi extremamente feliz nas suas pinturas, com a aparecimento de um emblema lindíssimo nas partes laterais dos mesmos.
Neste emblema, desenhados manualmente, aparecia o Palácio da Pena e o nome da Companhia. Os autocarros eram pintados de amarelo com faixas a vermelho. Não existem certezas se todos os autocarros adquiridos em 1951 e 1952 receberam este emblema.
Conta quem os viu, que eram lindíssimos.
Infelizmente, com a mudança das cores da Sintra-Atlântico, ocorrida em 1955 e 1956 estas cores desaparecem, assim como o emblema, sendo toda a frota de autocarros e eléctricos pintados de azul e branco.



São Pedro de Sintra (Jardim da Vigia). Quando foi criada a carreira Sintra (Estação)-São Pedro a partir de 1 de Maio de 1932, os autocarros transitavam por este local.




1 comentário:

Anónimo disse...

Boas noites
Tenho uma foto em que estão os meus avós maternos e em que o autocarro tem a matricula;
EG - 18 - 42
Sabe algo deste veiculo?

Cumprimentos

P Domingos